domingo, 17 de novembro de 2013

III Ciclo de palestras do NUREGS: A pluralidade de ser negro(a)

Serão duas palestras, uma oficina, uma teleconferência e um lançamento de livro. Confiram a programação:

Oficina: Siwaju - Corpo e Ancestralidade
Fabiano Maranhão
Local: Escolas Parceiras - evento fechado
Siwaju - Corpo e Ancestralidade Siwaju é uma expressão africana que significa “Aquele que vai à frente, que abre caminho”, é um diálogo entre corpo e ancestralidade. Neste curso, por intermédio de manifestações do legado africano, como o jogo, a dança, a brincadeira, o brinquedo e o canto, proporcionaremos o contato e experimentação do ‘eu’ corpóreo na cosmovisão africana e afro-brasileira na relação com o outro e com o mundo.
Local: Escolas Parceiras
Data: 25/11/2013

 Palestra  - Pedagoginga, autonomia e mocambagem
Allan Santos da Rosa 
O encontro tratará  sobre princípios, caminhos e encontros sobre Educação e Cultura Negra brasileira, a partir da realização de cursos independentes e de protagonismo popular periférico em São Paulo. Considerando elementos fundamentais da presença negra no Brasil e nas Américas a partir das diásporas africanas e a necessidade de didáticas e currículos especiais que contemplem a pujança e a profundidade do tema, alimentando rumos para a aplicação da lei 10.639/03 e para o fortalecimento dos movimentos de educação popular.
Lançamento do Livro "PEDAGOGINGA, AUTONOMIA E MOCAMBAGEM" preço especial para o evento R$ 25
Local: Pequeno Auditório do Bloco A
Data: 27/11/2013
Hora: 19hrs

Palestra: Histórias de Ébano: Professoras Negras
Míghian Danae Ferreira Nunes
Apresenta  as experiências sensíveis das mulheres negras entrevistadas em trinta escolas municipais de Educação Infantil em São Paulo, suas relações com o trabalho pedagógico, bem como suas percepções sobre o racismo, o sexismo e o conhecimento. A partir de suas falas, afirma a importância do magistério para as mulheres negras na atualidade, este sendo mais um lugar possível de atuação para as mesmas, “naturalmente” vinculadas a trabalhos vistos como inferiores na escala de prestigio social, a saber, empregadas domésticas ou lavadeiras. Assinala a importância de, apesar de o racismo colaborar para o confinamento de mulheres negras em posições consideradas como subalternas em nossa sociedade, tornar-se professora de crianças pequenas, guarda outros significados, possíveis de serem entendidos somente quando mulheres negras falam sobre suas próprias vidas. Este trabalho ousa reivindicar o poder ainda presente nesta profissão, para a população negra de baixa renda, sendo este um modo possível de dar sentido à vida destas mulheres que, a despeito da falta de oportunidades, seguem sobrevivendo e negociando como podem sua existência.
Local: Pequeno Auditório do Bloco A
Data: 28/11/2013
Hora: 19hrs

Teleconferência- A representação do negro no cinema brasileiro (será transmitida em auditório da UEPG e também para os pólos da UAB vinculados  ao NUTEAD)
Noel dos Santos Carvalho
A conferência trata do modo como os cineastas brasileiros construíram imagens do negro nos filmes. Em uma perspectiva histórica, serão abordados as principais fases da produção cinematográfica brasileira e os filmes mais representativos de cada período. 
Local: Pequeno Auditório Bloco A Campus Central  e Auditório do PDE- Campus UVARANAS
Data: 29/11/2013
Hora:19h
 

Sobre os palestrantes
 Alan Santos da Rosa
Cursou graduação em História na  USP e atua como professor de História da África e do Brasil, além de arte educador  em EJA – Educação de Jovens e Adultos.  Trabalha como  locutor e rádio documentarista e participa  de grupos de dança e capoeira, expressão  corporal e musical.
No campo da produção literária, criou o selo "Edições Toró", de perfil alternativo,  com publicações marcadas por um trabalho artesanal e pela presença de autores  jovens, vindos da periferia paulistana, e sem espaço no mercado editorial. Como  escritor, incorpora em sua linguagem a tradição da cultura negra e experimenta  diversas formas literárias como a prosa, a poesia e o texto dramático. É autor do  livro de poemas Vão, de 2005, da peça teatral Da Cabula, lançada em 2006 e  vencedora do Prêmio Ruth de Souza, e do volume Morada, lançado em 2007, em  que articula um diálogo entre poesia e fotografia.
Míghian Danae Ferreira Nunes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB (2003), especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) - São Paulo (2008) e Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP, 2012) na linha de História da Educação e Historiografia. Atualmente, é doutoranda em Educação na área da Sociologia da Educação na FEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: professoras negras de educação infantil e infância.
Noel dos Santos Carvalho.
Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador convidado do Departamento de Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde realizou pesquisa de pós-doutoramento. Atualmente é professor adjunto no curso de comunicação social com habilitação em audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência no ensino de disciplinas nas áreas de produção e realização audiovisual. Como pesquisador atua nos temas: cinema, vídeo, cultura, identidade étnica, documentário, televisão.




CERTIFICADO: Podem ser dados certificados para participação total no evento (12h)  ou em palestras individuais (3h por atividade).


Para fazer sua inscrição CLIQUE AQUIPor favor, preencha o formulário. Ou clique no link abaixo:


ATENÇÃO: Para inscrição de alunos dos cursos a distância: CLIQUE AQUI ou no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1YUcR6Ynu8Pb_Q7viUBAVoLPyF5hGN0b96sQzimOXabY/viewform


Somente preencha o formulário uma vez.


Em caso de dúvida, favor enviar um e-mail para: nuregs@gmail.com



terça-feira, 12 de novembro de 2013

III Semana da Consciência Negra NUREGS

A NUREGS, em parceria com o Colégio Estadual Frei Dorotheu (Ponta Grossa), Colégio Estadual Nilo Peçanha (Jaguariaíva),  e CEEBEJA UEPG promove a III Semana da Consciência Negra NUREGS.

Estão previstas as seguintes atividades: realização de oficina, de exposições, gincanas e feiras culturais sobre a temática das africanidades envolvendo alunos(as), comunidade escolar e acadêmicas/os da UEPG.  

O evento pretende planejar, elaborar e executar com professores da educação básica, acadêmicos/as da UEPG, bem como com a participação de especialistas, atividades para o atendimento da Lei 10.639/03, que, além de definir como obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, também institui o dia 20 de novembro como dia Nacional da Consciência Negra como parte do calendário escolar brasileiro. Assim, O NUREGS da UEPG lança a terceira edição da sua Semana de Consciência Negra tendo como foco a educação básica e atuando diretamente dentro de escolas parceiras.

O trabalho deve priorizar a presença negra no Brasil e nas Américas a partir das diásporas africanas e a necessidade de didáticas propondo rumos para a aplicação da lei 10.639/03.

Data: de 25 a 30 de novembro de 2013.

Local: Nas escolas parceiras.

Não há inscrição. Evento fechado para as escolas participantes.