sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Inscrição para Universidade Sem Fronteiras

O Núcleo de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade (NUREGS), tendo em vista o edital SETI/Universidade Sem Fronteiras nº 01/2016, comunica que estão abertas as inscrições para o Projeto: “Sociabilidades Negras nos Campos Gerais: Histórias, trajetórias e memórias”, para preenchimento de vagas para acadêmicos(as) e recém-formados(as).

O projeto em questão visa o desenvolvimento de uma atividade extensionista que se efetivará após um processo de pesquisas de campo acerca de instituições negras situadas na região dos Campos Gerais, enfocando a cidade de Ponta Grossa (PR) – sede do Clube Treze de Maio (1890).  Após perceber a baixa quantidade de materiais bibliográfico sobre “uma” história negra na região citada elaborou-se tal proposta. Este trabalho tem como ponto de partida as relações étnico-raciais no município e em seu entorno, pois busca perceber como espaços negros se constituem/constituíram enquanto formas de sociabilidades. Ao considerar que há Clubes/instituições deste caráter até então em funcionamento e que membros da comunidade negra local ainda o frequentam, sentiu-se a necessidade de pensar um projeto que evidenciasse estes espaço, valorizando-os como patrimônio histórico responsável por inúmeros processos de construções de identidades. O projeto reunirá alunos de diferentes áreas de formação, porém, com experiências em projetos de pesquisa e extensão semelhantes, priorizando questões étnico-raciais. A fim de abranger ensino, pesquisa e extensão a partir de uma herança afro-brasileira local, esta proposta foi pensada em torno da realização de uma pesquisa de caráter étnico-racial que envolverá trabalho de campo, divulgação dos produtos construídos e trará um impacto identitário para os envolvidos em sua elaboração, pois os produtos finais serão edificados através da participação de sujeitos entrevistados e a proposta é envolvê-los como produtores em todo o processo. As etapas para a realização deste projeto partem da realização de reuniões semanais, grupos de estudos, produção de textos, roteiros de entrevistas, sondagens, busca por fontes, realização de entrevistas, transcrições orais, sessões de diálogo, produção de vídeos e outros elementos da cultura audiovisual.


Objetivos Gerais: Construir uma pesquisa que contribuirá para a (re) construção de histórias negras em Ponta Grossa e região, evidenciando o Clube Treze de Maio e a democratização do mesmo enquanto espaço de sociabilidade de uma população tradicional. O projeto busca produzir um livro impresso e novas mídias sobre a temática apresentada.
Objetivo Específico: Realizar entrevistas orais com sujeitos negros, frequentadores e ex-frequentadores das instituição em questão, a fim de promover a circulação das vozes e culturas negras na região.
.

Edital completo para recém-formados

Edital completo para graduandos(as)


Para acesso a ficha de inscrição online clique no link abaixo:


Ficha de inscrição





Período de inscrição: de 09/12/2016 a 15/12/2016.