Publicações/Publications

2014

FERREIRA, Aparecida de Jesus. (Org.) . Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade: Perspectivas Contemporâneas. 1. ed. Ponta Grossa: EDUPEPG, 2014. Ver livro/See book
Camargo, M. ; FERREIRA, A. J. . Identidades Quilombolas no convívio de Sala de Aula: Negociando Identidades nas Aulas de Língua Inglesa. In: Aparecida de Jesus Ferreira, Ione da Silva Jovino, Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh. (Org.). Um olhar interdisciplinar acerca de identidades sociais de raça, de gênero e sexualidade. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 175-200.  Ver Livro/See book
FERREIRA, A. J. . Teorizando Relações Étnico-Raciais no Brasil. In: Jamil Cabral Sierra; Marcos Claudio Signorelli. (Org.). Diversidade e educação: intersecções entre corpo, gênero e sexualidade, raça e etnia.. 1ed.Matinhos: UFPR Litoral, 2014, v. 1, p. 83-103. Ver Artigo/See Article
FERREIRA, A. J. (Org.) ; JOVINO, I. S. (Org.) ; SALEH, P. B. O. (Org.) . Um olhar interdisciplinar acerca das identidades sociais de raça, gênero e sexualidade. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. v. 01. 238p . Ver Livro/See book
FERREIRA, A. J. ; CAMARGO, M. . Racismo Cordial no Livro de Língua Inglesa Aprovado pelo PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 177-202, 2014.  Ver Artigo/See Article
JOVINO, I. S. . Criança negra no século XIX: alguns aspectos da breve infância permitida pelo regime escravista. In: Aparecida de Jesus Ferreira; Ione da Silva Jovino; Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh. (Org.). Um olhar interdisciplina acerca das identidades sociais de raça, gênero e sexualidade. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. , p. 157-174.

2013

FERREIRA, A. J. ; Brigolla, F. C. . A Representação de Gênero em Livros Didáticos de Língua Inglesa. Revista UNIABEU, v. 6, p. 01-19, 2013.
FERREIRA, S. A. ; FERREIRA, A. J. . Vozes de Alunos e Alunas acerca de Identidades sociais de Gênero na Escola: Impressões sobre materiais didáticos de língua inglesa. Línguas & Letras (Online), v. 14, p. 32-52, 2013.
JOVINO, I. S. . Imaginário dos jovens sobre educação e violência nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana. In: Marcilene Garcia de Souza. (Org.). Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana. 1ed.Curitiba: Instituto de Defesa dos Direitos Humanos, 2013, v. , p. 82-97.
ORLANDO, A. F. ; FERREIRA, A. J. . Identidade de Gênero e formação de professores da área de línguas: um olhar crítico a partir da teoria dos multiletramentos. Revista Querubim, v. 9, p. 4-9, 2013.

2012
FERREIRA, A. J. . Identidades Sociais de Raça/Etnia em sala de aula de língua inglesa. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). Identidades Sociais de Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade: Práticas Pedagógicas em sala de aula de Línguas e Formação de Professores/as.. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2012, v. 1, p. 19-50. Ver Livro/See Book
FERREIRA, A. J. . Formação de Professores: O que os professores contam de histórias e experiências com o racismo. In: Rosângela Célia Faustino; Lúcio Tadeu Mota. (Org.). Cultura e Diversidade Cultural: Questões para a Educação. 1aed.Maringá: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 1, p. 81-112. Ver Livro/See Book
FERREIRA, A. J. . Identidades Sociais de Raça no Livro Didático de Inglês Mais Vendido no Brasil. In: Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh. Identidade e Subjetividade: Configurações Contemporâneas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 99-116. Ver Livro/See Book
FERREIRA, A. J. (Org.) . Identidades Sociais de Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade: Práticas Pedagógicas em sala de aula de Línguas e Formação de Professores/as.. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012. v. 1. 170p . Ver Livro/See Book
Camargo, M. ; FERREIRA, A. J. . O professor de língua inglesa e o aluno quilombola: letramento crítico e formação de professores.. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 4, p. 192-210, 2012. Ver artigo/See article
Couto, L. P. ; JOVINO, I. S. ; MACIEL, D. T. E. ; NUNES, K. L. C. . Aprendizagem e ensino de espanhol: os gêneros textuais e as africanidades. Revista Conexão UEPG, v. 08, p. 40, 2012.
FERREIRA, A. J. . Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores.. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 1, p. 275-288, 2012. Ver Artigo/See Article
Saleh, P. B. O. ; SALEH, A. M. ; FERREIRA, A. J. . Educação Para O Consumo E Para A Diversidade: Representações De Gênero Em Anúncios Publicitários.. Revista Conexão UEPG, v. 8, p. 188-197, 2012.
Ferreira, Aparecida De Jesus . Identidades sociais, letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 51, p. 193-215, 2012. doi.org/10.1590/S0103-18132012000100010

2011

ABRAMOWICZ, A. ; Débora de Barros Silveira ; JOVINO, I. S. ; SIMIAO, L. F. . Imagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XX. Perspectiva (UFSC), v. 29, p. 263-293, 2011.
FERREIRA, A. J. ; Ferreira, S. A. . Raça/etnia, gênero e suas implicações na construção das identidades sociais em sala de aula de línguas. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 3, p. 114-129, 2011. Ver Artigo/See Article
FERREIRA, A. J. . Reflexões para um ensino igualitário e inclusivo de raça/etnia em linguagem. In: Clarice Von Borstel; Terezinha da Conceição da Costa-Hubes. (Org.). Linguagem, cultura e ensino. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2011, v. 1, p. 67-78.
FERREIRA, A. J. . Addressing Race/Ethnicity in Brazilian Schools: A Critical Race Theory Perspective . 1. ed. Seattle - USA: CreateSpace, 2011. v. 1. 419p . Ver Livro/See Book

2010

FERREIRA, A. J. . Formação de professores raça/etnia: reflexões e sugestões de materiais de ensino (2a. Edição). 2. ed. Cascavel: Editora Assoeste, 2010. v. 1. 129p . Ver Livro/See Book 
FERREIRA, A. J. . Implementação de Estratégias Antirracistas com professores de Língua Inglesa em Serviço: Alguns limites, implicações e possibilidades. In: Aparecida Feola Sella. (Org.). Percorrendo Estudos Linguísticos e Práticas Escolares. Cascavel: Edunioeste, 2010, v. , p. 27-39.
JOVINO, I. S. (Org.) ; Couto, L. P. (Org.) . Periferia de Ponta a Ponta. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2010. v. 2. 58p .
JOVINO, I. S. ; Araujo,P. T. ; Santos, J. L. . Essa é pra você! Juventude, jovens e identidades. In: Ione da Silva Jovino, Ligia Paula Couto. (Org.). Perfiferia de Ponta a Ponta. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2010, v. 1, p. 07-10.
JOVINO, I. S. . Primeiras Impressões. In: Ione da Silva Jovino, Ligia Paula Couto. (Org.). Perifria de Ponta a Ponta. 1ed.Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2010, v. 1, p. 22-26.

2009

FERREIRA, A. J. . Histórias de Professores de Línguas e Experiências com Racismo: uma reflexão para a formação de professores. Espéculo (Madrid), v. 42, p. 1-10, 2009. Ver artigo/See Article
FERREIRA, A. J. . Formação de Professores de Línguas: Histórias de professoras negras e brancas de inglês e sua experiências com racismo. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). Formação de Professores de Línguas: Investigações e Intervenções. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2009, v. , p. 67-82. Ver Livro/See Book
FERREIRA, A. J. . Diversidade Étnico-Racial: Histórias de Professores de Línguas. In: João Telles. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de línguas - dimensões e ações na pesquisa e na prática. Campinas - São Paulo: Pontes Editores, 2009, v. , p. 99-111. Ver Livro/See Book
JOVINO, I. S. . Alguns pressupostos para o trabalho com cultura negra na escola. In: Scheleumer, Fabiana; Oliveira, Oséias. (Org.). Estudos Étnico-Raciais. Bauru (SP): Canal 6, 2009, v. , p. 14-22.

2008

FERREIRA, A. J. . PEAB: Projeto de Estudos Afro-Brasileiros - Uma Retrospectiva da História do PEAB. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). PEAB: Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, pesquisas e relatos de experiências. 1ed.Cascavel: Unioeste, 2008, v. 1, p. 19-32. Ver Livro/See Book
FERREIRA, A. J. (Org.) . PEAB: Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Resultados de Pesquisas e Relatos de Experiências. 1. ed. Cascavel: Unioeste, 2008. v. 1. 135p . Ver Livro/See Book
WATTHIER, L. ; FERREIRA, A. J. . Uma análise das temáticas que permeiam o material didático: a influência da discussão da diversidade étnico-racial na formação da identidade dos alunos. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). PEAB Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Resultados de Pesquisas e Relatos de Experiências. Cascavel: Unioeste, 2008, v. , p. 89-99. Ver Livro/See Book
ORLANDO, A. F. ; FERREIRA, A. J. . O desenvolvimento da sensibilização sobre a diversidade étnico-racial na formação inicial e/ou continuada de professores de línguas. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). PEAB Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Resultados de Pesquisas e Relatos de Experiências. 1ed.Cascavel: Unioeste, 2008, v. , p. 89-99. Ver Livro/See Book
ORLANDO, A. F. ; FERREIRA, A. J. ; COUTO, F. C. ; WATTHIER, L. . Os estereótipos do negro presentes em livros didáticos: uma análise a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). PEAB Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Resultados de Pesquisas e Relatos de Experiências. 1ed.Cascavel: Unioeste, 2008, v. , p. 61-73. Ver Livro/See Book

2007

FERREIRA, A. J. . What has race/ethnicity got to do with EFL teaching?. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 10, p. 211-233, 2007. Ver Artigo/See Article
JOVINO, I. S. . Escola, Juventude Negra e Hip Hop: um ensaio sobre biopotência. In: Luiz Alberto Oliveira Gonçalves;Regina Pahim Pinto. (Org.). Educação. Série Justiça e Desenvolvimento IFP-FCC. São Paulo: Contexto, 2007, v. , p. 91-110.
JOVINO, I. S. . Imagens de Criança e Infância Negras na Iconografia do Século XIX. In: Iolanda Oliveira; Marcia Angela Aguiar Silva; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Rachel de Oliveira. (Org.). Negro e Educação 4:Linguagens, Educação, Reisitências e Políticas Públicas. 1ed.Brasília/R. Janeiro/São Paulo: Inep/Anped/Ação Educativa, 2007, v. , p. 13-35.
JOVINO, I. S. . Meu Tio Matou um Cara. In: Edileuza Penha de Souza. (Org.). Negritude, Cinema e Educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007, v. 2, p. 87-91.

2006

FERREIRA, A. J. . Formação de professores de língua inglesa e o prepara para o exercício do letramento crítico em sala de aula em prol das práticas sociais: um olhar acerca de raça/etnia. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 7, p. 171-187, 2006. Ver Artigo/See Article
 JOVINO, I. S. . Diversidade e Juventude. Considerações sobre escola e práticas culturais juvenis. In: Anete Abramowicz; Lucia Maria de Assunção Barbosa; Valter Roberto Silvério. (Org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazem do Ipê (Autores Associados), 2006, v. , p. 65-87.
JOVINO, I. S. ; LIMA, M. N. ; Souza, Florentina . Literatura Infanto-Juvenil com personagens negros no Brasil. In: Florentina Souza; Maria Nazaré Lima. (Org.). Literatura Afró-Brasileira. Salvador:Brasília: Centro Estudos Afro-Orientais:Fundação Palmares, 2006, v. , p. 179-217.
JOVINO, I. S. ; FONSECA, M. N. ; OLIVEIRA, S. ; MACHADO, V. . Autores afro-brasileiros contemporâneos. In: Florentina Souza; Maria Nazaré Lima. (Org.). Literatura Afro-brasileira. Salvador: Brasília: Centro de Estudos Afro-Orientais: Fundação Palmares, 2006, v. , p. 113-178.